A Policia Rodoviária encontrou ontem (18) 165 filhotes de papagaios e uma arara-vermelha dentro de um carro. As aves estavam guardadas dentro de caixas no veículo que circulava pela Rodovia Adalberto Panzan, em Campinas. Dois homens que estavam no veículo foram detidos.
Segundo a equipe, o veículo com placa de São Paulo foi abordado por volta de 17h. Nem o motorista, nem o passageiro do carro tinham autorização ambiental para transportar os animais. De acordo com a Polícia, os animais também apresentavam sinais de maus tratos.
De acordo com eles, as aves silvestres teriam sido capturadas na natureza, em Mato Grosso do Sul. A Policia Militar Ambiental também foi acionada para a ocorrência.
Os homens foram encaminhados para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. A ocorrência foi registrada como crime de maus tratos, transporte ilegal e tráfico de animais silvestres. Os acusados, no entanto, assinaram um termo de compromisso e foram liberados em seguida.
Os animais foram encaminhados para a ONG Mata Ciliar, em Jundiaí. Vale lembrar que a arara-vermelha é um animal ameaçado de extinção, e que a criação de aves da fauna silvestre exótica necessita de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Manter os animais em cativeiro sem licença ambiental é crime, e pode levar a multa ou a detenção.
Coriolano Durand, 376
Vila Santa Catarina
São Paulo / SP
CEP: 04375-050
Fone: (11) 5563-8455
Whatsapp: (11) 9 9971-9390
jotasulpecas@gmail.com